Robert Traill – O Trono da Graça. (introdução)

O trono da graça. (Introdução)

Hebreus 4.16Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.”
Introdução.
O objetivo do abençoado apóstolo é demonstrar a preeminência do nosso Senhor Jesus Cristo.

1° Em Sua Pessoa Divina, acima dos anjos, que O adoram mesmo Ele habitando em uma natureza humana. Hebreus 1.8 “mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de eqüidade é o cetro do seu reino”.
Então o apóstolo fala de Sua encarnação (2.11), então começa a falar de seu sacerdócio no capítulo 3. O apóstolo compara a Cristo, e O coloca acima de Moisés (cap 3), acima de Arão como sacerdote (cap 7), e O compara com Melquisedeque, um eminente tipo de Cristo.

Era o que Paulo tentava fazer, demonstrar que Jesus é o Cristo. (At 9.22; 17.1-3)

No nosso contexto, o apóstolo mostra que temos um grande sumo sacerdote (verso 14).
Mas sendo grande como Ele é, e tudo o que Ele é nos céus, em Sua indescritível dignidade e glória, nós não devemos pensar que Ele nos céus não pode ter comunhão conosco na terra (verso 15).
Iremos responder 4 questões:
a primeira grande questão é: Onde eu posso encontrar a Deus? Essa era a questão e o desejo de Jó: (Jó 23.3) “ Ah! Se eu soubesse onde o poderia achar! Então, me chegaria ao seu tribunal”. E esse tribunal era o trono de Graça para Jó como fica evidente no verso 6.
A segunda questão é: Como nós devemos ir a esse Trono? “Acheguemos nos portanto, confiantemente, junto ao trono da Graça”, diz o apóstolo.
A terceira questão é a mais difícil: Que base tem o pecador para essa confiança? A resposta o apóstolo nos dá nos versos 14 e 15, o que ele também argumenta no capítulo 10 versos 19 ao 22.
A quarta questão é: O que podemos obter, e para que nós devemos ir a esse Trono? O apóstolo responde: “a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s